MTU’14: Andrómaca

Sex 13 Jun 2014 | 21:30 | Sala Principal
Thíasos // III Mostra de Teatro Universitário

Sinopse

A data de representação de Andrómaca é matéria que muito tem dividido a crítica. É possível, porém, situá-la entre os anos de 428 e 425 a. C., durante a Guerra do Peloponeso. Esta situação justifica o assunto que preenche a peça: a guerra. De facto, não só está presente pela incessante lembrança da Guerra de Tróia, como pela constante lamentação dos seus efeitos. Ressoa igualmente na peça o tom de propaganda bélica que ganha pela feição tão negativa que têm as personagens espartanas, mas que se atenua com a mensagem poderosa de que a guerra gera ódios que causam devastação muito para além dos campos de batalha.

Nesta tragédia ganham também forma duas dicotomias fundamentais: a oposição entre ‘grego’ e ‘bárbaro’, e entre ‘livre’ e ‘escravo’. Produz-se um clima de grande tensão psicológica, em que as personagens se movimentam dentro de uma jaula, cujas grades mais não são que os fortes laços que a sociedade lhes tece: uma matriz cultural e uma condição social. Experimentando os limites da sua condição e das suas próprias identidades, as personagens de Andrómaca vão-se medindo a si e ao seu mundo pela diversa medida que pauta a moderação e o excesso.

Ficha Técnica

Tradução José Ribeiro Ferreira
Produção Elisabete Cação
Encenação João Baptista
Direção de atores Tânia Mendes
Coreografia Andreia Morado
Sonoplastia Ricardo Neiva
Luzes Luís Carvalho e Vanessa Baptista

Fotografia Kamilla Dantas

Elenco Cátia Coelho, Cimar Santos,Claudia Sousa, Cristiana Almeida, Diogo Ribeirinha, Elvira Fueta, Lucas Galho, Monique Carvalho, Ricardo Acácio

Apoio Fundação Calouste Gulbenkian

Duração do Espectáculo

1h00

Preçário

3€ [Preço único para cada espetáculo]
8€ [Bilhete Geral]

Espetáculo de lotação limitada.
  • partilhar: