Sobre o TAGV

Teatro Académico de Gil Vicente (1961)

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) é uma estrutura da Universidade de Coimbra. Inaugurado em 1961, a sua missão cultural, artística e educativa tem-se desenvolvido ao longo dos anos entre a sociedade e a Universidade, assumindo o seu caráter de exceção cultural no território português, por ser o único edifício teatral universitário do país.

O TAGV, remodelado em 2003, é um pólo de conhecimento e formação artística. Enquanto espaço destinado à prestação de um serviço público, oferece uma programação regular e diversificada, integrando Coimbra nas redes nacionais e internacionais nos domínios do teatro, da dança, da música e do cinema.

 

Universidade de Coimbra (1290)

É fundada em 1290 em Lisboa por iniciativa do rei D. Dinis. Faz parte do escasso lote de quinze universidades activas na Europa, no final do século XIII. Após um período de alternância entre as cidades de Lisboa e Coimbra, a transferência definitiva ocorre em 1537, pela mão de D. João III.

Enquanto sede da única universidade portuguesa, Coimbra tornou- se, ao longo dos séculos, um importante pólo cultural, tendo a norma culta desta cidade exercido grande influência no saber linguístico dos estudantes, os quais acabariam por influenciar os povos de outros espaços geográficos.

Em 2013, a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia foi inscrita pela UNESCO na Lista do Património Mundial.

 

Fotografia de Cláudia Morais