YOUR BEST GUESS

Qui 26 Nov 2015 | 21:30 | Auditório (lotação limitada)
TEXTO DE CHRIS THORPE (THIRD ANGEL) > ENCENAÇÃO DE JORGE ANDRADE (MALA VOADORA)

Sinopse

Não podemos evitar viver no futuro: planificar atividades, comprar bilhetes de avião para as férias, organizar festas de aniversário, preparar candidaturas, enviar convites, fabricar T-shirts para digressões de bandas, cachecóis para vitórias de equipas de futebol, objetos comemorativos, bolos… – tudo suposições. Quando chegar a altura, as coisas podem acontecer tal como previsto, ou não. E se fosse possível reescrever a História? Ou imaginar, pelo menos, que os factos poderiam ter seguido uma via diferente daquela que seguiram? Ou antever todas as vias que nos conduzirão ao futuro, para assim podermos estar prevenidos para tudo? Ou viver antecipadamente um acontecimento acreditando que ele vai mesmo concretizar-se? A mala voadora e Chris Thorpe juntam-se para falar disto: da imponderabilidade do curso da história. Da história que acontece e da que não chega a acontecer. E também de bombas por detonar, cartas de despedida, cidades-fantasma, apostas, amuletos… Vão investir na sua melhor suposição. O espetáculo é protagonizado pelos seus criadores – Chris Thorpe e Jorge Andrade – sob a forma de deambulação por uma série de narrativas, num tempo de ambiguidade entre o passado daquilo que não aconteceu e o futuro do que não se sabe se irá acontecer. E, reportando-se às suas próprias histórias de vida, Chris Thorpe e Jorge Andrade serão enfim colocados face aos seus próprios corpos, antevendo o seu próprio velório.

Ficha Técnica

Texto Chris Thorpe

Direção Jorge Andrade

Interpretação Chris Thorpe e Jorge Andrade

Cenografia e 
figurinos José Capela

Luz Daniel Worm d’Assumpção

Vídeo de divulgação Jorge Jácome e Marta Simões

Vídeo António MV

Design gráfico Marta Ramos

Produção David Cabecinha e Joana Costa Santos

Gestão cultural Vânia Rodrigues


Apoio Fundação Calouste Gulbenkian

Coprodução Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Culturgest e mala voadora

No âmbito do processo de escrita Chris Thorpe realizou uma residência artística na cidade do Porto com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal, Secretário de Estado da Cultura, Direção-Geral das Artes, e associada d’O Espaço do Tempo e da Associação Zé dos Bois

Espetáculo falado em português e inglês (com legendas)

Fotografia José Carlos Duarte

A apresentação do espetáculo Your Best Guess de Chris Thorpe & Jorge Andrade/mala voadora, decorre no âmbito do Ciclo CONCEITOS E DISPOSITIVOS DE CRIAÇÃO EM ARTES PERFORMATIVAS, co-organização Teatro Académico de Gil Vicente e Pensamento Voador

Print

Informações Adicionais

Jorge Andrade é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Em 2003 fundou a mala voadora com José Capela, com quem partilha a direção artística da companhia. Além de ator, dirige os espetáculos da companhia desde 2004. O seu trabalho foi reconhecido no âmbito do Prémio M. Madalena de Azeredo Perdigão, dos Prémios Autores da SPA, e dos Total Theatre Awards para melhor espetáculo do Fringe Festival de Edimburgo. Leccionou na ESTC, na Escola Superior de Dança e na Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, e orientou workshops de teatro, designadamente em Sheffield (International Student Drama Festival), Beirute, São Paulo, Rio de Janeiro e Sarajevo. Como ator, trabalhou com Carlos Jorge Pessoa, Jorge Silva Melo, João Mota, Jorge Listopad, Artur Ramos, Rogério de Carvalho, Álvaro Correia, Élvio Camacho, Manuel Wiborg, Marcos Barbosa, entre outros. Em 2014, no âmbito do Artista na Cidade, foi convidado para encenar um texto original de Tim Etchells, na Companhia Maior, e para integrar o elenco do espetáculo Quizoola! Lisboa dos Forced Entertainment.

 

Chris Thorpe é um dramaturgo e performer oriundo de Manchester, no Reino Unido. Estudou no Workshop Theatre, Universidade de Leeds. É membro fundador do Unlimited Theatre. Escreveu para o National Theatre e para a BBC, bem como para a West Yorkshire Playhouse. As suas peças já foram apresentadas em diversos países, nomeadamente Portugal, Japão, EUA, Grécia, Bielorrússia e Alemanha. Nos últimos anos tem escrito e interpretado regularmente com a companhia inglesa Third Angel, com a performer Hannah Jane Walker, com quem criou as peças I Wish I Was Lonely e The Oh Fuck Moment, ambas editadas pela Oberon Books, bem como com o Belarus Free Theatre. Completou em 2012 uma triologia de peças para a mala voadora – Overdrama, Casa e Jardim e Dead end – editadas num volume bilingue em 2013. O seu solo Confirmation foi premiado no Edinburgh Festival Fringe, com um FRINGE FIRST AWARD – 2014 e considerado um dos melhores espetáculos de teatro de 2014 pela Time Out London.

Duração do Espectáculo

1h00

Faixa Etária

M/12

Preçário

€7
€5 [< 25, Estudante, > 65, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias]
Comprar Bilhete
  • partilhar: