CineEco

Qua 22 Fev > Qui 23 Fev 2017 | 10:00 18:30 21:30 | Auditório TAGV
cinema :: Festival Internacional de Cinema Ambiental

Sinopse

A extensão a Coimbra do único festival de cinema ambiental em Portugal, e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo, com as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais com o tema “Filmes que podem mudar o mundo!”

Ficha Técnica

Produção CineEco Seia

Informações Adicionais

QUA 22 10h00 (sessão escolas 1ª ciclo)

O que Queremos para o Mundo De Igor Amin

Luzia, também chamada de Luz, é uma jovem tímida, mas dona de uma imaginação muito criativa e bem-humorada. Na escola, Luz tem que criar com as sua colegas um trabalho de música. A partir daí, Luz expande a criatividade para a realidade. Com a ajuda das amigas Sol, Bela e Lua, o trabalho escolar transforma-se numa experiência única.

Origem Brasil

Auditório TAGV

Duração aprox. 1h10

M6

 

QUA 22 18h30

Cem Anos de Urgeiriça De James Ramsay Cameron

A história de uma das minas de urânio mais antigas do mundo, as Minas da Urgeiriça no norte de Portugal. O filme mostra como o mineral afetou as pessoas que trabalharam com ele e a comunidade em geral. A mina foi formalmente registada em 1915 e produziu o rádio que contribuiu para os esforços de Marie Curie para descobrir a cura do câncro. Em plena Segunda Guerra Mundial o urânio era vendido ao governo britânico que passou a controlar a mina de 1945-62, para produção de combustível nuclear para as suas bombas atómicas e atraindo a atenção de espiões soviéticos. Com a esquerda britânica, o ditador Salazar usou as minas como foco das suas ambições de construir um Portugal de poder nuclear. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974 a mina foi forçado a tornar-se economicamente auto- suficiente e encontrou um cliente em Saddam Hussein. O filme conta a história através de raras imagens de arquivo e as vozes daqueles que viveram e trabalharam na Urgeiriça.

Origem Portugal, Grã-Bretanha

Prémio Lusofonia Panorama Regional, CineEco 2016

Auditório TAGV

Duração aprox. 1h00

M12

 

QUA 22 21h30

A Suplicação – Vozes para Chernobyl De Pol Cruchten

Adaptado do romance de Svetlana Alexievitch, o filme é um olhar sóbrio e raro sobre a cidade de Chernobyl. Este filme não é sobre Chernobyl, mas sobre o mundo de Chernobyl do qual não sabemos quase nada. Os testemunhos permanecem: cientistas, professores, jornalistas, casais, crianças.

Origem Luxemburgo

Grande Prémio CineEco 2016

Auditório TAGV

Duração aprox. 1h25

M12

 

QUI 23 10h00 (sessão escolas 2º e 3º ciclos)

Furacão De Cyril Barbancon, Jacqueline Farmer, Andy Byatt

200 km/h de ventos, 18 ciclones, 12 países. Andy Byatt (Planeta Azul, Terra), Cyril Barbançon e Jacqueline Farmer uniram-se com a NASA e com o compositor Yann Tiersen para uma experiência emocionante e envolvente. Começando sua tumultuosa jornada como uma ameaçadora tempestade de areia no Senegal, em direção ao oeste através do Atlântico para lançar enormes navios e ondas às avessas, em seguida, embatendo nas selvas do Caribe, vivemos dentro deste furacão, e é verdadeiramente impressionante, assustador e inacreditável. Formigas, lagartos, morcegos, sapos, cavalos, sem-abrigos, rios, recifes do oceano, na costa do Golfo dos Estados Unidos. O poder deste furacão torna-se um espetáculo magnífico. Vamos vê-lo a partir do espaço, através dos olhos de animais, desde as salas de operações das agências de emergência destinadas a avisar-nos e ajudar-nos a lidar com o furacão; e vê-lo ainda a partir do solo, à medida que explode e liberta a sua fúria em cima de nós.

Origem França

Prémio Júri da Juventude CineEco 2016

Auditório TAGV

Duração aprox. 1h20

M12

 

QUI 23 18h30

O Normal É Mais Que Um Filme De Renee Scheltema

Este filme mostra-nos, pela premiada cineasta Renée Scheltema, as causas e sintomas, e investiga uma variedade de soluções para inverter o declínio global.

Origem África do Sul

Auditório TAGV

Duração aprox. 1h35

M12

 

QUI 23 21h30

Semente: A História Nunca Contada De Taggart Siegel, Jon Betz

No século passado, cerca de 94% de variedades de sementes da Terra desapareceram, mas um grupo de agricultores, cientistas e indígenas, defensores das sementes estão a travar uma batalha de David e Golias, contra a grande indústria da biotecnologia procurando proteger a diversidade do nosso património agrícola.

Origem EUA

Auditório TAGV

Duração aprox. 1h35

M12

Preçário

Entrada gratuita
Informações e reservas para escolas producao@tagv.uc.pt

  • partilhar: