FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL cine’eco

Seg 26 Out > Ter 27 Out 2015 | 18:30 21:30 | Auditório
EXTENSÃO

Sinopse

O Festival internacional Cine’Eco decorre anualmente em Outubro e de forma ininterrupta desde 1995, em Seia, dedicado à temática ambiental tem, pela primeira vez, uma extensão a Coimbra. É um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo e um dos fundadores da plataforma internacional Green Film Network, que congrega 28 festivais internacionais de cinema ambiental.

O Cine’Eco reúne anualmente as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais. Para além de sessões especiais, o Cine’Eco tem três competições: Competição Internacional Longas; Competição Internacional Curtas e Séries de TV e Competição da Lusofonia.

O Teatro Académico de Gil Vicente exibe uma seleção de curtas-metragens para o público escolar, nos dias 26 e 27 de outubro, com sessões às 10:00, com a presença especial do Diretor do Festival Mário Jorge Branquinho (sessão 27 de outubro, 10:00).

Ficha Técnica

Direção Mário Jorge Branquinho

Programação José Vieira Mendes

Organização Câmara Municipal de Seia

Parceria Teatro Académico de Gil Vicente 

Festivais e Prémios

Festival Cine’Eco – Plataforma internacional Green Film Network

Informações Adicionais

SEG 26 OUTUBRO 18H30

Gelo Negro (Black Ice)

De Maarten van Rouveroy van Nieuwaal

Holanda/Rússia, 2014

Documentário, 53 min.

Quando o navio Arctic Sunrise do Greenpeace zarpou para protestar contra a primeira perfuração de petróleo no Oceano Ártico, nenhuma das pessoas a bordo sabia o que iria acontecer. Apreendidos, à mão armada, por forças especiais russas, os ativistas do ‘Arctic 30’ foram noticia de primeira página em todo o mundo, enfrentando ameaças de 15 anos de prisão e estando no centro de uma amarga disputa internacional. A sua prisão na altura, colocou em destaque o ‘Arctic 30’ nos media mundiais, na situação de prisioneiros políticos durante meses, como recentemente as Pussy Riot ou Mikhail Khodorkovsky. No entanto, a sua vontade de tentar parar a perfuração de petróleo no Ártico permanece.

 

TER 27 OUTUBRO 21H30

Em Movimento (Movement)

De Ellard Vasen

Holanda, 2015

Documentário, 1H20

Os jovens em toda a Europa estão a lutar por uma justiça climática. Algumas iniciativas de campanha e outras ações de sensibilização estão a realizar-se através do trabalho artístico. Mas todos estão convencidos de que vale a pena lutar por este planeta. Quem são essas pessoas? Quais são as suas iniciativas? Quais as suas motivações? O realizador viajou por toda a Europa para encontrar estes jovens e o resultado foi este documentário.

Faixa Etária

M/12

Preçário

Entrada gratuita
  • partilhar: