AS NUVENS DE SILS MARIA

Seg 21 Set 2015 | 21:30 | auditório
REALIZAÇÃO DE OLIVIER ASSAYAS > CINEMA À SEGUNDA

Sinopse

No auge da sua carreira, a atriz Maria Enders (Juliette Binoche) é desafiada a integrar o elenco de uma nova encenação da peça que a tornou famosa vinte anos antes. Uma reflexão sobre a ligação entre a vida e o teatro, a condição feminina e a relação da mulher e da atriz.

Ficha Técnica

Realização e Argumento Olivier Assayas

Com Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloe Grace Moretz, Lars Eidinger e Johnny Flynn

Ano 2014

Título Original Clouds of Sils Maria

País França, Alemanha, Suíça

Data de estreia em Portugal 2 de julho de 2015

Parceria Leopardo Filmes

Festivais e Prémios

Festival de Cannes – Seleção Oficial

Prémios César – Melhor Atriz Secundária (Kristen Stewart)

Prémio Louis Delluc – Vencedor

Festival de Toronto – Seleção Oficial

New York Film Festival – Seleção Oficial

Informações Adicionais

Olivier Assayas realizador, argumentista e crítico, é um dos mais prolíferos e relevantes nomes do panorama do cinema francês atual. Começando o seu percurso como crítico e argumentista, colaborou com André Téchiné em filmes como Encontro em 1985. A sua estreia na realização deu-se no ano seguinte, com Desordem e em 1994 o seu filme L’eau Froide estreou-se na Secção Un Certain Regard no Festival de Cannes. Um dos seus maiores êxitos chegaria dois anos depois com Irma Vep, protagonizado por Maggie Cheung.

 

“Não é logo à primeira que se percebe estar-se, com As Nuvens de Sils Maria, em presença de um glorioso melodrama feminino, woman’s picture desconstruída e reinventada, sobre o tempo que passa por uma mulher que aprende finalmente a ter a sua idade. (…)

O novo filme de Olivier Assayas é vago, esquivo, está sempre a fazer tangentes à evidência; aqui uns pózinhos de Fassbinder e da sua Petra von Kant (que parece ter inspirado claramente a “peça dentro do filme”) cruzado com muito Tennessee Williams, ali uns ecos da Gloria Swanson do Sunset Boulevard. Assayas, afinal, foi crítico de cinema, conhece a sua história, e ao fazer de Sils Maria a história de uma actriz que dá por si a “fechar o círculo” da sua carreira sabe muito bem com o que é que se está a medir. É, além do mais, um filme que dialoga com as anteriores obras do realizador, o magistral Carlos (2010) e o intrigante Depois de Maio (2011), no modo como equaciona os conceitos de poder e idealismo, e como o tempo e a experiência os alteram imperceptivelmente. (…)

As Nuvens de Sils Maria é de uma inteligência e de uma elegância sem paralelo, confirmando Assayas como um dos mais incisivos retratistas femininos e um dos cineastas mais fascinantes dos nossos dias.”

O palco e a vida, Jorge Mourinha, Público

 

Duração do Espectáculo

2H00

Faixa Etária

M/14

Preçário

€4
€3 [< 25, Estudante, > 65, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias]
  • partilhar: