CINEMAS EM PORTUGUÊS // CINEMATOGRAFIA MOÇAMBICANA

Ter 10 Mar > Qua 11 Mar 2015 | 18:00 21:30 | Auditório
17ª SEMANA CULTURAL - 725 ANOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Sinopse

Cinematografia moçambicana – 40 anos reúne investigadores de seis países (Portugal, Brasil, Inglaterra, Bélgica, Itália e Moçambique). No TAGV, a exibição de três filmes com a presença e conversa com os realizadores, no âmbito do 6º Simpósio Internacional de Cinemas em Português, Cinematografia moçambicana // 40 anos.

 

Virgem Margarida

De Licínio de Azevedo // Conversa com o realizador no final da sessão

A história do filme Virgem Margarida começa com uma fotografia do meu amigo Ricardo Rangel, grande fotógrafo moçambicano. Há muitos anos, mostrou-me a fotografia de dois militares, logo após a independência, a escoltarem uma mulher para ser enviada para um centro de reeducação de prostitutas. Ironicamente ele deu o título à foto: “A Ultima Prostituta”. Inspirado pela foto, fiz, há cerca de 15 anos, um documentário sobre o tema da reeducação destas mulheres, com o mesmo título. Ao contrário dos meus outros documentários, foi um filme bastante clássico: apenas depoimentos de mulheres que estiveram lá como reeducandas e da comandante de um centro. Devido à dramaticidade do tema, não me pareceu correcto fazer o documentário de outra maneira que não fosse esta. Foram as participantes deste documentário que contaram-me a história da Margarida, jovem camponesa levada por engano para a reeducação, uma delas chorou ao fazê-lo. Foram apenas algumas poucas frases sobre Margarida, o suficiente para me fazer ver que ali havia uma grande história. Para mim, normalmente é o tema que determina o género de filme que devo fazer. Por tratar-se de um passado bastante distante, sobre uma personagem já desaparecida, achei que a história seria melhor aproveitada e teria mais impacto, como ficção. Escrevi o guião a partir do pouco que elas me contaram sobre a Margarida, incluindo muito das experiências vividas por elas no centro e servindo-me das trajetórias e personalidades de algumas delas como inspiração para personagens. Licínio de Azevedo

Com Ermelinda Cimela, Victor Gonçalves, Sumeia Maculuva, Iva Mugalela, Rosa Mário

País Moçambique 

Duração aprox 1h30

M/12

 

QUA 11 MARÇO, 18H00

Caminhos da paz

De Sol de Carvalho // Conversa com o realizador no final da sessão

O documentário nasceu da vontade dos cineastas e participantes envolvidos em marcar com imagens e testemunhas um período importante de história de Moçambique: Os 16 anos da guerra interna e as conversações para a Paz. Este documentário foi realizado numa perspectiva de História trabalhando com as informações dos diversos entrevistados e material de arquivo disponível, tentando ser o mais objectivo e factual possível. A sua estrutura é essencialmente constituída por entrevistas com as personalidades envolvidas e material de arquivo.

Entrevistados Moçambique Armando Emílio Guebuza, Joaquim Chissano, Afonso Dlhakama, Raul Domingos, Dom Jaime Gonçalves, Jose Luis Cabaco, Tomas Vieira Mario, Don Dinis Sungulane, sobreviventes de Homoine, Líder tradicional, curandeiro, populares

Entrevistados Itália Mario Rafaelli, Matteu Zupi, Adrea Ricardi, Incisa de Camerana, Aldo Ajello, Pietro Veronese

Entrevistados Estados Unidos da América Chester Crocker, Herman Cohen, Cameron Hume e Melissa Wells

Duração aprox 1h30min

M/ 12

 

QUA 11 MARÇO, 21H30

O último voo do flamingo

De João Ribeiro, Baseado no livro O último voo do flamingo de Mia Couto // Conversa com o realizador no final da sessão

Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. Cinco misteriosas explosões matam outros tantos soldados da Missão de Paz das Nações Unidas. Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis. É este o ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o Tenente-Coronel italiano Massimo Risi. Baseado no romance homónimo de Mia Couto.

Com Adriana Alves, Alberto Magassela, Carlo D’Ursi, Cláudia Semedo, Elliot Alex              

País Moçambique

Título Original The Last Flight of the Flamingo

Duração aprox 1h30

M/ 12

Ficha Técnica

Organização CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX UC, Reitoria da Universidade de Coimbra, TAGV

Colaboração Curso Estudos Artísticos da FLUC – Faculdade de Letras UC

Preçário

€2
  • partilhar: