Clube de Leitura Teatral

Ter 03 Out 2017 | 18:30 | auditório TAGV
- centro de dramaturgia contemporânea

Sinopse

O convidado de outubro é Carlos J. Pessoa, cofundador do Teatro da Garagem com o texto DISPLAY, a sua mais recente criação, ainda por estrear. DISPLAY de Carlos J. Pessoa/Teatro da Garagem é uma peça bilingue, português e inglês que trata a crise de uma companhia de teatro. O cenário é um campo de cevada, lugar evocativo de uma natureza que se deseja invasora dos interstícios dos teatros. A narrativa acompanha o discurso de quatro personagens: o “encenador”, duas “atrizes” e um “ator convidado”. Todas as personagens se relacionam no Campo de Refugiados, como se este espaço simbólico se convertesse numa oportunidade de redenção.

O Clube de Leitura Teatral, que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite, coordenada respetivamente por Ricardo Correia e por António Augusto Barros, acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia. O Clube de Leitura Teatral propõe-se como uma iniciativa aberta à participação de coletivos, associações e interessados na escrita para teatro.

Ficha Técnica

coprodução TAGV e A Escola da Noite

fotografia Cláudia Morais

Informações Adicionais

Ensaios para leitores
2 outubro: das 18h30 às 21h30 no TAGV
3 outubro: das 14h30 às 18h no TAGV

inscrições para leitores até 30 de setembro 

clube.leitura.teatral@gmail.com

 

Carlos J. Pessoa nasceu em Lisboa. É cofundador e Diretor Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, foi o autor e encenador da quase totalidade dos 88 apresentados pela Companhia. Tem publicadas mais de 30 peças de sua autoria e diversos artigos sobre teatro. Em 1992 recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Madalena de Azeredo Perdigão pela encenação de A CIDADE DE FAUSTO; em 1993 recebeu o prémio Texto de Teatro do Teatro na Década, do Clube Português de Artes e Ideias, pela peça CAFÉ MAGNÉTICO; em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio CyberKyoske99 – Género Drama, pela peça DESERTOS/EVENTO DIDÁTICO DE UM POEMA GRÁTIS; em 2003 recebeu uma Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro pelo espetáculo CIRCO; em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio Melhor Texto Original Português do Guia dos Teatros pelo texto ON THE ROAD, OU A HORA DO ARCO-ÍRIS; em 2014, o seu texto FINGE foi nomeado na Categoria de Teatro – Melhor Texto Português Representado, para o Prémio Autores atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Duração do Espectáculo

1h30

Faixa Etária

para todos os públicos

Preçário

entrada gratuita
  • partilhar: