Colóquio Internacional Epistemologias Do Sul – Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul-Norte, Norte-Sul

Qui 10 Jul > Sáb 12 Jul 2014 | | Sala Principal
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Sinopse

No âmbito do projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, este colóquio lança um desafio aos seus participantes: se a compreensão do mundo é muito mais ampla que a compreensão ocidental do mundo, as possibilidades de emancipação social podem ser distintas das que foram legitimadas pelo cânone ocidental.

Pode o Sul anti-imperial ensinar algo ao Norte global?

Pode o Norte global ensinar algo que não esteja marcado por séculos de colonialismo e de neo-colonialismo, de imperialismo e de supremacia étnico-racial?

Podem ambos aprender de tal modo que um dia não haja Sul nem Norte?

As repostas a estas questões permitirão construir propostas teóricas e de ação que confrontem eficazmente as lógicas de exploração, opressão e exclusão globais.

Esperamos queacadémicos e académicas, artistas e ativistas do Norte e do Sul globais possam estar reunidos por três dias em Coimbra, produzindo conhecimento em conjunto com o projeto ALICE, especialmente em torno dos seguintes quatro eixos temáticos: Democratizar a democracia, Constitucionalismo transformador, interculturalidade e reforma do Estado, Outras economias e Direitos Humanos e outras gramáticas da dignidade humana.

Ficha Técnica

Fotografia Pedro Medeiros

  • partilhar: