COLÓQUIO INTERNACIONAL CONCEITOS E DISPOSITIVOS

Qui 26 Nov > Sáb 28 Nov 2015 | 09:00 | Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
COLÓQUIO INTERNACIONAL CONCEITOS E DISPOSITIVOS DE CRIAÇÃO EM ARTES PERFORMATIVAS

Sinopse

Este Colóquio Internacional pretende abordar a (auto)reflexividade crescente na criação contemporânea. Nesta ecologia da criação, marcada simultaneamente pela “intervenção racional” dos dispositivos (Foucault) e pela sua “proliferação” na contemporaneidade (Agamben), a arte tende a deslocar-se para além do seu quadro operativo tradicional, caracterizado pelo domínio de uma habilidade ou por uma certa forma de expressão. Assistimos a uma valorização crescente das ideias e dos conceitos enquanto modos de criar mundo e de abrir novos horizontes sensoriais, num contexto favorável à experimentação, à transdisciplinaridade e a um conjunto vasto de mediações materiais e tecnológicas. Enquanto arquiteturas de expressão e de encenação, enquanto modelos que regulam a experiência do espetador e condicionam a sua subjetividade, a acumulação indiferenciada de dispositivos supõe formas diversas de pensar o sujeito e de entender os contextos disciplinares tradicionais. Esta realidade contamina de modo visível a criação contemporânea no domínio das artes performativas, questionando as noções habituais de espetador, sujeito, autor e obra.

 

Os espetáculos Your Best Guess de Chris Torpe & mala voadora; e Flatland I de Patrícia Portela, com apresentações no Teatro Académico de Gil Vicente inserem-se no âmbito da realização do Colóquio Internacional.

Ficha Técnica

Organização Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Centro de Dramaturgia Contemporânea, Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente

Comissão Científica António Pedro Pita (Universidade de Coimbra), Cassiano Sydow Quilici (Universidade Estadual de Campinas, Brasil), Christine Zurbach (Universidade de Évora), Francesca Rayner (Universidade do Minho), Isabel Nogueira (CEIS20, Universidade de Coimbra), Luiz Fernando Ramos (Universidade de São Paulo, Brasil), Maria João Brilhante (Universidade de Lisboa), Rui Pina Coelho (Escola Superior de Teatro e Cinema)

Fotografia João Gonçalves,  A Colecção Privada de Acácio Nobre

Print

 

Informações Adicionais

PROGRAMA

26/11/2015, Quinta-feira / Thursday

9:00 Receção aos participantes / Reception of the participants
9:30 Sessão de Abertura / Opening Session (UC, Ceis20, TAGV, EA)
10:00 Conf. plenária / Keynote speaker (+15 min debate/discussion)
Ulf Otto (Univ. Hildesheim)
On the energies of spectacle and the technologies of their control

11:00 – 11:20 Intervalo

11:20 – 13:00 (5 talks x 20min)
Cláudia Madeira (FCSH-UNL)
Entre dispositivos e remediações: O teatro em fotografia estereoscópica
Igor Moraes (Univ. Federal do Piauí, Brasil)
Do fora da imagem à imagem imanente – por uma ontologia das imagens virtuais
Vítor Joaquim (Escola das Artes/UCP)
A Questão do Olhar (e do Ouvir)
Frederico Dinis (FLUC – Doutoramento em Estudos Artísticos)
[re]definitions: experiências perceptivas na performance site-specific através da articulação sonora e visual
Antenor Corrêa (Univ. de Brasília, Brasil)
Visual Music: a new perceptual synthesis [via Skype]

13:00-14:30 Almoço / Lunch

14:30-15:30 Comunicação-Performance / Lecture-Performance
DEMO
Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico

15:30- 15:40 Intervalo / Short break

15:40-17:20 (5 talks x 20min)
Ana Bigotte Vieira (IFILNOVA e IHC, UNL; CET, UL; baldio|estudos de performance)
Madalena Perdigão e a Curadoria da Falta
Daniela Salazar (Bols. FCT/ FCSHUNL)
Será um Museu de Artes Performativas um dispositivo de memória e criação em Artes Performativas?
Filipa Malva (Bols. FCT/FLUC)
Manipulação, Extensão e Restrição em O Bando e Teatro de Marionetas do Porto
Acácio de Carvalho e Selma Pereira (Univ. do Algarve)
A relação entre moda, media-arte e espaço cénico
Simone Mina (Univ. Presbiteriana Mackenzie, Brasil)
Conversações provisórias entre roupa, corpo e performance

17:20-17:40 Intervalo / Short break

17:40-19:00 (4 talks x 20min)
Isabel Maria Dos (FLUC – Doutoramento em Estudos Artísticos)
Dispositivos de Instalação Intermedia: performer e público participante enquanto geradores de sentido
Wilton Luiz de Azevedo e Fernanda Nardy Belliciere (Univ. Presbiteriana Mackenzie, Brasil)
Teatro de Arquivo: Tecnologia, palco, protagonismo, tempo e decantação da narrativa
Fernando Matos Oliveira (FLUC – TAGV)
Eco-dispositivos em Vera Mantero e Patrícia Portela
Regilene Sarzi-Ribeiro (Univ. Estadual Paulista, Brasil)
O meu corpo no corpo do outro: arte performativa e vídeo, dispositivos híbridos [via Skype]

21:30 – Your Best Guess, de Chris Torpe & Mala Voadora (Teatro Académico de Gil Vicente)

27/11/2015, Sexta-feira / Friday

10:00 Conf plenária / Keynote speaker (+15 min discussion)
Claudia Giannetti (investigadora/curadora)
Arte, performatividade e tecnologia: entre o mainstream e a transgressão

11:00 – 11:20 Intervalo / Short break

11:20 – 13:00 (5 talks x 20min)
Isabel Nogueira (CEIS20)
Ana Hatherly e o momento de ‘Rotura’ (1977)
Fátima Séneca (Colégio das Artes, UC)
Os soluços de Aristófanes. A apresentação oral da arte enquanto projecto de Performance
Ana Riscado (FCSH – Mestrado Antropologia das Culturas Visuais; baldio|estudos de performance)
Instantes para Broken Fall (organic), vídeo de Bas Jan Ader
Susana Mendes Silva (Univ. de Évora)
Presença e espaço: quão próximos podemos estar na performance?
Miguel-Pedro Quadrio (FCH, Univ. Católica)
In or out: a crítica de artes performativas na era dos dispositivos criativos

13:00-14:30 Almoço / Lunch

14:30-15:50 (4 talks x 20min)
Ana Mira (IFILNOVA – FCSHUNL, baldio|estudos de performance)
Sobre o quebrar da pele: incorporações da linguagem em dança e filosofia
Lara Pires (CLEPUL, GECAPA)
Ações estratégicas no processo performativo: concretização e produção de sentido
Berta Teixeira (CES, UC)
Mais (d)escritos sobre Investigação-Criação
Raquel Oliveira (FMHUL, INET-MD)
Recital Conferência: Processo coreográfico e performativo do coreógrafo/bailarino solista. Dinâmicas de criação de um estudo prático

15:50- 16:00 Intervalo / Short break

16:00-17:00 (3 talks x 20min)
Mário Montenegro (FLUC, marionet)
Transposição dramática de conceitos científicos
Telma Santos (Univ. de Évora)
Mathematics and Movement Improvisation in Performance Art through multimedia: a case study
João Maia (CEIS20)
Contemporaneidade, Real, Hipóteses e Interseções

17:00-17:20 Intervalo / Short break

17:20-18:40 (4 talks x 20min)
Ricardo Seiça Salgado (CRIA, baldio|estudos de performance)
O temperamento do jogo dramático e a profanação dos dispositivos disciplinadores do senso comum
André Rosa (Bols. CAPES, Brasil/FLUC)
Desire Borders: o gênero e o acontecimento como dispositivos biotecnológicos na criação performativa
Sara Jobard (CEIS20/FLUC)
O real como dispositivo cênico: entre verdade e verossimilhança
José Eduardo Silva (FPSEP, Bols. FCT – CIIE/CPUP/CEHUM)
O teatro na construção de mundos possíveis

21:30 TAGV – Flatland I (Para cima e não para Norte), de Patrícia Portela (Teatro Académico de Gil Vicente)

28/11/2015, Sábado / Saturday

10:00 – 10:40 (2 talks x 20min)
Heitor Alvelos (FBAUP)
Antifluffy, ghost of analogue, guardian of introspection: como a mascote de um medialab tem regulado a sua legibilidade
Francesca Rayner (CEHUM, UM)
Whose performance is it anyway? Co-creation by performers and audiences in contemporary performance

10:45-11:00 Intervalo / Short break

11:00-13:00 Workshop

BALDIO – Estudos de Performance
Workshop “O que é um dispositivo? Um diálogo” (*)
Org. conjunta de Ana Bigotte Vieira, Ana Mira, Ana Riscado e Ricardo Seiça Salgado.

13:00- Encerramento / Closing Session

(*) Número limitado de vagas para participação no workshop. Aos interessados pedimos o favor de solicitarem inscrição prévia através do endereço de email conceitos.dispositivos@gmail.com

Preçário

Informações e inscrições // http://www.uc.pt/iii/ceis20/conceitos_dispositivos
  • partilhar: