Conversa com… Patrícia Portela

Seg 02 Mai 2016 | 21:30 | Sala do Carvão, Casa das Caldeiras
Centro de Dramaturgia Contemporânea

Sinopse

Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou cenografia e figurinos em Lisboa e Utrecht, cinema em Ebeltoft, na Dinamarca, e Filosofia em Leuven, na Bélgica. Entre 1994 e 2002, trabalhou como figurinista e/ou cenógrafa para muitas das mais importantes companhias e realizadores independentes em Portugal, recebendo o Prémio Revelação 94 pelo seu múltiplo trabalho para performances e para cinema.

Foi uma das fundadoras do grupo O Resto em 1996 e da Associação Cultural Prado em 2003, onde colabora com artistas nacionais e internacionais em performances e instalações transdisciplinares e itinera com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prémios (dos quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. ou o Prémio Teatro na Década para Wasteband) e é considerada uma das artistas e autoras mais desafiantes da sua geração.

Autora de Para Cima e não para Norte (2008) e Banquete (2012), foi convidada, em 2013, para participar no 46º International Writing Program em Iowa City. Patrícia Portela foi também a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City. Desde 2008, lecciona com regularidade no Forum Dança e em diversas instituições culturais.

Ficha Técnica

Produção TAGV

Faixa Etária

Todos os públicos

Preçário

Entrada livre
  • partilhar: