Dança na Primavera+Retrato – abril dança em coimbra

Qui 27 Abr 2017 | 21:30 | Conservatório de Música de Coimbra
abril daNÇA EM COIMBRA

Sinopse

O que sobe a palco para a sua primeira apresentação pública fora do conforto de uma assistência familiar e escolar, é um trabalho/estudo coreográfico que surgiu com a intenção da criação de um Ensemble de Dança constituído por grupo de bailarinas do Curso de Dança do Conservatório de Musica de Coimbra.

Este Ensemble que este ano se apresenta com as alunas do ano mais avançado do Curso de Dança, não terá de ter sempre a mesma formação, podendo moldar-se às necessidades artísticas, técnicas e coreográficas de cada peça que venha a surgir no futuro.

Esta primeira apresentação consiste num trabalho de conhecimento mutuo entre os bailarinos e criador. O trabalho que este Ensemble agora apresenta não será de forma alguma vinculativo a uma determinada estética, nem deseja conferir nenhuma linha de pensamento fixo definitivo. O principal objectivo, para já e por enquanto, é o de experienciar regularmente formas e formatos de trabalhos diversos, assim como o contacto com a pluralidade de ideias criativas contemporâneas que abranjam diversas técnicas, estéticas e formas de trabalho, com diversos criadores e coreógrafos.

 

Ficha Técnica

coreografia, seleção musical, figurinos espaço cénico Cristina Pereira

assistência e apoio aos ensaios Vasco Macide

interpretação Estela dos Santos, Francisca Nogueira, Juliana Fernandes, Maria João Cardantas, Raquel Azevedo, Rita Loureiro, Teresa da Silva

desenho de luz Vasco Macide

sonoplastia Gonçalo Santos

fotografia do documentário SONHOS DE DANÇA – NOS PASSOS DE PINA BAUSCH de Anne Linsel e Rainer Hoffman

espetáculo no âmbito do Abril Dança em Coimbra 

coorganização Câmara Municipal de Coimbra/ Convento São Francisco e Teatro Académico de Gil Vicente

Informações Adicionais

Entre as duas peças, projeção do documentário SONHOS DE DANÇA – NOS PASSOS DE PINA BAUSCH

De Anne Linsel e Rainer Hoffman
No início foi a Música. Música só, no eco das paredes e nome da Escola (Conservatório de Música de Coimbra), ruidosa solidão que durou 25 anos. A Dança chegaria ao 26º e ali vai calcando chão, desafiando a gravidade, em nome dos passos que vêm do tempo em que o Homem abandonou a condição de bicho e, erguido nos membros inferiores decidiu desenhar com o corpo os sonhos que o encantassem. De encantamento se fará esta noite: o da Dança das alunas do Curso Secundário de Dança na coreografia de Cristina Pereira, o das imagens do documentário Sonhos de Dança – nos passos de Pina Bauch, de Anne Linsel e Rainer Hoffman, revelando o trabalho de Pina Bauch com um grupo de jovens alemães.

Duração do Espectáculo

1h30

Faixa Etária

todos os públicos

Preçário

€2
  • partilhar: