Dia Mundial do Teatro — novos criadores

Ter 27 Mar 2018 | 18:00 21:30 | vários espaços TAGV
— 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Sinopse

O Teatro Académico de Gil Vicente apresenta os trabalhos de cinco criadores da edição 1 do PACAP/Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Forum Dança, com a curadoria de Patricia Portela.

HIBRIDISMO, DRAMATURGIAS DO ESPAÇO E ARTE FANTASMA foi o tema apresentado por Patrícia Portela aos 15 participantes da edição 1 do PACAP, que decorreu entre setembro 2017 e fevereiro 2018.

Ficha Técnica

Produção PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, do Forum Dança

Edição 1 Curadoria de Patrícia Portela

Apoios PACAP 1 Prado, Coffeepaste, O Rumo do Fumo, TAGV, Teatro Viriato, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Casa Fernando Pessoa, Frame, Causas Comuns, ACCCA, EIRA, RE.AL – João Fiadeiro

CICLO plex/Lisboa
Acolhimento Rua das Gaivotas, 6
Parceria
alkantara, CCB, Galeria Monumental, Museu da Água/EPAL-Grupo de Águas de Portugal, Galeria ZDB, Negócio ZDB

Agradecimento Forum Dança Adriana Sá, Francisco Frazão, Helena Serra, João Fiadeiro, João Tabarra, Manoel Barbosa, Margarida Valente, Marta Furtado, Nuno Lucas, Sofia Ferreira, Sónia Baptista

Apoio à apresentação no TAGV mafia – Federação Cultural de Coimbra

Performances 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Informações Adicionais

18h00 Foyer Principal TAGV

I SEE YOU_ YOU SEE ME De Navina Neverla (AT)

Explora o conceito de culturequeer identidade e espaços liminares. São exploradas perspetivas da persona Lakshmi Chellani que é uma especialista da forma de dança clássica norte-indiana Kathak assim como de práticas ritualísticas e estados alterados de consciência. As questões em jogo são: Quem vê o quê e porquê? Onde é a linha entre tu e eu? Quão ambíguo é o limite entre ironia, kitsch e realidade? No interior de uma situação imersiva, o espetador é guiado ou antes deixado sozinho para assumir a sua responsabilidade enquanto espetador.

Três situações:

1 THE ABUSE (18h00)

2 THE EMPOWERMENT (19h45)

3 THE HEALING JOURNEY (22h15)

— Navina Neverla

duração aprox. 15 min

para maiores de 12

 

18h20 Sala de Espelhos TAGV

Entre o Tutti Frutti e a Natureza Morta De Catarina Marcos (PT)
O que é que tu nos queres dizer? O que é a fruta para ti? O tempo passava… e a fruta apodrecia. Comecei a espremê-la! Sempre me disseram que não se pode desperdiçar comida… E comia tudo, e comia tudo! Mas eu queria o sumo. O Sumo do Fruto, “quase inalcançável sem esforço”, em Maio de 2017.

Tu tens uma grande facilidade para criar pequenos mundos.. Depois deu-me pra escrever…

Uhm… E acho que é isso, o meu pequeno mundo estará “Entre o Tutti Frutti e a Natureza Morta”.

Sejam Bem Vindos.

— Catarina Marcos

duração aprox. 40 min

para maiores de 12

 

19h00 Café Teatro TAGV

But does it dance without a push? De João Abreu (PT)

Uma cantora pop exige o exercício especulativo de relacionar a nossa millennial purposelessness com a do saco plástico: a mercadoria sintética, fetichizada, desprovida de valor ou propósito, flutuando em micro-formas desagregadas no vórtex depois do fim do mundo. Um pai passa a tradição do seu atear de som futurista aos seus filhos e cão, desejando que quem fabrique os sacos plásticos não tenha mudado muito a sua fórmula. Uma vlogger faz clickbait por visualizações afirmando que já não é uma pessoa.

Um espaço de galeria habitado por objetos que interagem esteticamente uns com os outros: blocos de acrílico, um linóleo de dança viscoso, uma cortina legível e umx performer humanx que, como o saco, não dança sem um empurrão.

— João Abreu

duração aprox. 40 min

para maiores de 12

 

19h45 Sala Branca TAGV

I SEE YOU_ YOU SEE ME De Navina Neverla (AT)

 

2 THE EMPOWERMENT

duração aprox. 15 min

para maiores de 12

 

21h30 Palco TAGV

peça um. De Blanca Gómez Terán (ES)
Peça um, é um dispositivo performativo onde uma sequência de camadas se sobrepõem num mesmo corpo; objetos, sonoridades, ou peles. Uma acumulação de clichês, de símbolos populares, de fragilidades, “chics podre”…Quais os mecanismos físicos que esse corpo utiliza para acumular, para lidar com cada camada1 ? Quanta informação cabe num corpo? E no contexto desse corpo?

— Blanca Gómez Terán

duração aprox. 40 min

para maiores de 12

 

22h15 Sala de Espelhos TAGV

I SEE YOU_ YOU SEE ME De Navina Neverla (AT)

 

3 THE HEALING JOURNEY

duração aprox. 15 min

para maiores de 12

 

22h30 Palco TAGV

www.we want waffles #1 De João Estevens (PT)

Em tempos de tédio, onde está a diversão? Em tempos de alienação, quando agir?

www.we want waffles é um projeto de investigação e uma série de performances que pensam os nossos mecanismos de perceção e o que realmente nos afeta na realidade digital.

Haverá diferentes artistas convidados em diferentes edições, desenvolvendo-se a improvisação enquanto método de criação. Tal como em trabalhos anteriores, questionamos a nossa relação com as estruturas de poder e com a forma como habitamos o nosso tempo e espaço.

Nesta primeira edição, criamos uma viagem divertida e melancólica sobre a forma como percecionamos o mundo através do computador e (re)descobrimos a nossa própria voz.

— João Estevens

duração aprox. 1h00

para maiores de 12

Duração do Espectáculo

6h00

Preçário

Dia Mundial do Teatro
€1,50 + €1,50
Comprar Bilhete
  • partilhar: