XXIII École des Maîtres: candidaturas abertas

Qua 07 Mai > Qua 28 Mai 2014 | |
Curso Internacional Itinerante de Aperfeiçoamento Teatral

Sinopse

XXIII École des Maîtres

26 de agosto – 1 de outubro de 2014

Candidaturas abertas até 28 de maio de 2014

 

O projeto europeu École des Maîtres foi inicialmente desenvolvido entre a Bélgica, a França e a Itália, às quais se juntou, a partir de 1999, Portugal. O trabalho desenvolvido assentava sobretudo na troca de experiências sobre práticas de encenação, bem como nos diferentes métodos de aproximação aos textos, feitas em diferentes línguas, cujo resultado se manifesta na criação de um espetáculo profissional, ou de um ensaio aberto de um espetáculo em devir. O projeto teve como diretor artístico, desde o primeiro momento, Franco Quadri, figura incontornável do teatro italiano e europeu pelo seu trabalho contínuo desde 1959 enquanto editor, redator, diretor de revistas, crítico, comentador teatral, diretor de festivais, membro de júris e conselheiro para a União Europeia.

 

Pela École des Maîtres, na sua primeira fase, entre 1990 e 2003, passaram encenadores da importância de Jerzy Grotowski, Eimuntas Nekrosius, Luca Ronconi, Peter Stein, Anatolij Vasiliev, Dario Fo, Rodrigo García, Rafael Spregelburd, o português – fundador da companhia lisboeta Cornucópia – Luís Miguel Cintra e, na última edição em Coimbra, Constanza Macras. Este ano, a École des Maîtres integra um novo país parceiro – a Croácia, através do Zagrebačko kazalište mladih – e é dirigida pela dupla italiana Ricci/Forte sob o tema JG matricule 192102.

 

O curso realizar-se-á de 26 de agosto a 1 de outubro de 2014 em Udine, Itália (26 de agosto – 7 de Setembro) e em Coimbra, Portugal (9 – 18 de setembro). O resultado da oficina será apresentado ao público durante uma aula aberta em Udine, a 7 de Setembro, e em cinco demostrações finais abertas ao público nas seguintes datas e locais:

– 19 de setembro: Coimbra

– 22 de setembro: Zagreb

– 25 de setembro: Roma

– 28 de setembro: Bruxelas

– 1 de outubro: Reims

 

Serão selecionados quatro atores/atrizes por cada país parceiro do projeto. O curso decorrerá sem mediação de intérpretes; a língua de comunicação será o inglês. É requerido, portanto, um bom domínio da língua inglesa.

 

 

 

Condições e Requisitos para participar na XXIII edição da École des Maîtres

Ter entre 24 e 34 anos de idade (feitos até 31/12/2014);

Licenciatura em Artes do Espetáculo/Teatro ou experiência profissional relevante em projetos teatrais nos últimos três anos;

Mínimo de dois anos de actividade profissional (no caso de o candidato possuir um Diploma de Licenciatura);

Não ter participado em qualquer edição anterior da École des Maîtres, Projeto Thierry Salmon ou La Nouvelle École des Maîtres;

Domínio da língua inglesa (conhecimentos de Italiano são valorizados);

Interesse no trabalho da dupla Ricci/Forte.

 

 

Cada candidato deve apresentar um dossier com os seguintes materiais:

Dados pessoais/de residência e fotocópia legível de um documento de identificação válido;

Fotocópia do diploma de qualificação relativo à formação teatral;

Curriculum Vitae detalhado com fotografia e contactos (endereço postal, telefone e email), destacando eventuais especializações relacionadas com o sector artístico;

Carta de motivação;

Declaração sob compromisso de honra que ateste a disponibilidade do candidato para frequentar o curso sem interrupções e ótimos conhecimentos da língua inglesa.

 

Normas Gerais

As candidaturas, juntamente com todos os anexos, devem ser enviadas por email até 28 de maio de 2014 para producao@tagv.uc.pt. Um email de resposta confirmará a recepção oficial da candidatura.

A pré-seleção dos atores participantes será feita com base numa avaliação curricular; o júri convocará os candidatos pré-selecionados para uma audição que terá lugar no TAGV, no dia 7 de junho de 2014. Para a audição, os candidatos devem levar um monólogo com uma duração máxima de 8 minutos, para além de outros exercícios, individuais ou de grupo, propostos pelos membros do júri.

O projeto École des Maîtres custeará as despesas de deslocação internacional, estadia e alimentação dos quatro candidatos selecionados durante todo o período do curso.

 

Calendarização do Processo de Candidatura e Seleção

– 28 de maio: encerramento do período de candidaturas e pré-seleção dos candidatos;

1 de junho: comunicação da decisão aos candidatos pré-selecionados para a audição;

7 de junho, das 13h às 17h: audição dos candidatos pré-selecionados;

8 de junho: deliberação do júri e comunicação final dos quatro candidatos selecionados.

 

 

Parceiros do Projeto e Direção Artística: TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), CSS – Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), La Comédie de Reims, Centre Dramatique National (França), Croatian National Theatre / World Theatre Festival (Croácia).

Com o apoio de: MIBACT – Direzione Generale Spettacolo dal vivo (Itália)

Com a participação de: Universidade de Coimbra (Portugal),  Regione Friuli Venezia Giulia (Itália), Accademia Nazionale d’Arte Drammatica “Silvio d’Amico” (Itália), Short Theatre (Itália), Théâtre de Liège – centre européen de création théâtrale et chorégraphique (CFWB/ Bélgica), Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène (CFWB/ Bélgica), Wallonie-Bruxelles International (CFWB/ Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França).

  • partilhar: