IMAGINÁRIOS QUEER

Ter 10 Nov 2015 | 16:00 | Café Teatro
DEBATE COM ANA CRISTINA SANTOS (CES/INTIMATE) e JOÃO FERREIRA (DIRETOR ARTÍSTICO FESTIVAL QUEER)

Sinopse

Antecedemos as 2 sessões de cinema  da extensão da 19ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, com o debate Imaginários Queer, com a participação de Ana Cristina Santos, investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra) e João Ferreira, Diretor Artístico do Festival Queer.

Ficha Técnica

Fotografia Cláudia Morais

Informações Adicionais

Ana Cristina Santos socióloga, doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é investigadora no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (CES/UC), e Honorary Research Fellow no Birkbeck Institute for Social Research, Universidade de Londres.
Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, sexualidade, movimentos sociais, cidadania e direitos humanos. Coordena, desde abril de 2012, o projeto Intimidade e Deficiência, sobre mulheres deficientizadas, sexualidade e reprodução, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É vice-coordenadora da Sexuality Research Network da Associação Europeia de Sociologia, vice-presidente do Conselho Científico do CES e co-coordenadora do programa de doutoramento internacional Human Rights in Contemporary Societies. É também ativista dos movimentos feminista e LGBT/queer, e sócia-fundadora da Associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais.
Recebeu em 2013 o prémio internacional Research Starting Grant do European Research Council (ERC – Conselho Europeu de Investigação) na qualidade de líder do estudo Citizenship, Care and Choice: The micropolitics of intimacy in Southern Europe (INTIMATE). O projeto internacional INTIMATE decorre entre 2014 e 2019 e inclui temas como conjugalidade lésbica, poliamor, procriação medicamente assistida e a centralidade de relações de amizade entre pessoas transgénero.

 

João Ferreira licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Formação como ator no IFICT. Diretor Artístico e Programador do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, desde 2004. Foi Assistente Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/UC) entre 2006 e 2015, no Curso de Estudos Artísticos. Integrou o Júri do Teddy Award (Berlim, 2005), do Zinegoak (Bilbau, 2006), do Festival de Cinema LGBT de Turim (2008); do Mezipatra (Praga, 2008); do Identities (Viena, 2009); do Mix Brasil (São Paulo, 2012) e do Festival de Cannes (2014). Trabalhou como ator na Companhia Sensurround, dirigida por Lúcia Sigalho; e no Projeto Solilóquio, como ator, dramaturgo e encenador. Premiado na área da escrita teatral pelo Dramat (Teatro Nacional São João, Porto), é autor de duas peças de teatro. É também autor de diversos artigos e comunicações, na área dos Estudos Queer, do Cinema e da Performance, em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Brasil. É coorganizador do livro Cinema e Cultura Queer, lançado em Setembro de 2014.

Duração do Espectáculo

1H00

Faixa Etária

Todos os públicos

Preçário

Entrada livre
  • partilhar: