LEITURA ENCENADA // RICARDO CORREIA

Qui 30 Out 2014 | 21:30 | Sala Principal
CENTRO DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

Sinopse

Esta leitura encenada lança um novo projeto do Centro de Dramaturgia Contemporânea que promove de 2 em 2 meses um encontro informal para leituras de peças teatrais. Quem tiver curiosidade ou vontade de ler, poderá juntar-se e partilhar um texto à volta de uma mesa.

Nesta sessão, tratamos a apresentação pública de textos resultantes da Oficina com Patrícia Portela, dramaturga residente do TAGV no biénio 2014/2015. Durante uma semana, abordou-se o ato de escrever como um ato físico – um ato que tem por objetivo pesquisar, arrumar ideias e também de preparação para outros formatos. Foram abordados diferentes metodologias e processos de investigação que atravessam a literatura e a escrita.

A partir da noção de escrita automática (numa homenagem ao movimento surrealista português no primeiro módulo), de espaço (numa homenagem ao movimento fluxus e a Tadeusz Kantor no segundo módulo) e de recetor (terceiro módulo), foi proposto uma viagem de reflexão e crítica do processo criativo individual de todos os participantes da oficina.

 

 

Ficha Técnica

Autores dos textos Óscar de Brito, Milena Marques, Teresa Lopes, Diego Broniszak, Daniela Proença e Fernanda Andrade

Textos
Instruções de Teresa Lopes (PT)
Fragmentos do texto Eu de Óscar de Brito  (PT)
Poema que finge ser uma programação JAVA/C revelando ser um computador que busca imitar um gato marron maior que 64 bites sentado num sofá falando um poema na sua linguagem felina de Diego Broniszak (BR)
Sobre o arrepender ou medo de.  de Millena Marques (BR)
Instruções de Teresa Lopes (PT)
Meia dúzia de grandes trocas, 704 reais com 90 centavos, 6 anos e uma história de amor de Diego Broniszak (BR)
Ao cuidado de, de Daniela Proença (PT)

A próxima paragem ou a inercia da vida de Fernanda Andrade (BR)

Direcção Ricardo Correia

Atores Adiana Silva, Clara Carvalho, Guilherme Lima, Miguel Silva, Nádia Matos, Ricardo Correia

Coordenação da Oficina Patrícia Portela

Foto © Filipa Alves

 

Parceria // Centro de Dramaturgia Contemporânea Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras UC/FLUC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra/CEIS20, TAGV

Informações Adicionais

Patrícia Portela

Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou cenografia e figurinos em Lisboa e Utrecht, cinema em Ebeltoft, na Dinamarca, e Filosofia em Leuven, na Bélgica. Entre 1994 e 2002, trabalhou como figurinista e/ou cenógrafa para muitas das mais importantes companhias e realizadores independentes em Portugal, recebendo o Prémio Revelação 94 pelo seu múltiplo trabalho para performances e para cinema.

Foi uma das fundadoras do grupo O Resto em 1996 e da Associação Cultural Prado em 2003, onde colabora com artistas nacionais e internacionais em performances e instalações transdisciplinares e desloca-se com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prémios (dos quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. ou o Prémio Teatro na Década para Wasteband) e é considerada uma das artistas e autoras mais desafiantes da sua geração.

Autora de Para Cima e não para Norte (2008) e Banquete (2012), foi convidada, em 2013, para participar no 46º International Writing Program em Iowa City. Patrícia Portela foi também a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City. Desde 2008, lecciona com regularidade no Forum Dança e em diversas instituições culturais.

 

Ricardo Correia

Ator, encenador e docente desde 2001. Diretor  Artístico da Casa da Esquina (Coimbra).  Frequentou o Advanced Course of Devising Theatre and Performance / LISPA (Londres) 2013 enquanto Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Mestre em Teatro – especialização em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Licenciado em Educação pela Universidade do Minho.

Trabalha e frequenta formações com vários grupos: Next Stage 2011 (Gobsquad, She She Pop, Ivo Van Hovë, Emma Rice, Ruth Litle, entre outros), Curso de especialização em Teatro do Gesto com Norman Taylor/Universidade de Évora, Teatro Nacional São João, T – Zero, o Bando, Escola da Noite, Teatro Oficina, Teatrão, Marco António Rodrigues, Nuno M Cardoso, Pierre Voltz, Gare Centrale, António Fonseca, Paulo Castro, Theater Instituut Nederland, III Estágio Internacional de Actores pela Cena Lusófona, Tim Stark, Jonhathan Humpreys, Marcia Haufrecht, Curso de encenação no R.A.D.A (Royal Academy of Dramatic Arts), Katie Mitchell, entre outros.

Duração do Espectáculo

1h00

Faixa Etária

M/12

Preçário

Entrada livre
  • partilhar: