Matemática, Cultura e Criação

Qua 11 Nov 2015 | 16:00 | Auditório
Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse

Matemática, Cultura e Criação é a primeira conferência do Mês da Ciência, com Cédric Villani, célebre matemático premiado com a Medalha Fields, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

“Ninguém pode ser Matemático se não tiver a alma de um poeta”, dizia Sonia Kovalevskaya. No entanto, a lógica matemática dificilmente parece deixar lugar à intuição, ao génio criativo, à beleza. Mas é exatamente o contrário e os próprios matemáticos, obcecados com a noção de elegância, consideram-se muitas vezes como artistas, até mesmo poetas. Exploremos, pois, os caminhos entre estes dois universos.

 

O Mês da Ciência da Fundação Francisco Manuel dos Santos inicia com esta conferência, no dia 11 de Novembro. Segue-se a cidade de Braga, dia 19 de novembro com o encontro nacional A Ciência em 3 actos: Sociedade, prosperidade e política; Lisboa, no dia 23 de novembro, com a apresentação do estudo Cultura científica em Portugal: ferramentas para perceber o mundo e para aprender a mudá-lo, e, por fim, no Dia Nacional da Cultura Científica, a exposição Pordata Viva no Museu da Ciência de Coimbra/Universidade de Coimbra.

Ficha Técnica

Organização Fundação Francisco Manuel dos Santos

Apoio Universidade de Coimbra e Teatro Académico de Gil Vicente

Informações Adicionais

Cédric Villani Matemático francês, diretor do Instituto Henri Poincaré e professor na Universidade de Lyon 1. O seu trabalho na matemática valeu-lhe amplo reconhecimento internacional, de que se destaca a Medalha Fields, em 2010.

Faixa Etária

Todos os públicos

Preçário

Entrada gratuita
Mediante inscrição prévia em www.ffms.pt
  • partilhar: