Pára-me de Repente o Pensamento > De Jorge Pelicano

Ter 07 Jun 2016 | 21:30 | Auditório

Sinopse

Um hospital psiquiátrico. O mundo interior da esquizofrenia. Um ator à procura do seu personagem.

Cigarrinho, cafezinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Dormitam nos bancos do jardim. A espera. Mais uma passa, um cigarro que morre. Vive-se a duas velocidades no hospital psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto. Ora momentos de inércia, ora ápices de euforia.

Do mundo exterior chega um ator que procura a sua personagem para uma peça de teatro sobre a loucura. Miguel Borges submerge no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes ajudam-no a construir o personagem. No meio da névoa, o ator dá de caras com os poemas do poeta louco Ângelo de Lima. Depois desse encontro, o personagem nasce.

Ficha Técnica

Realização Jorge Pelicano

Com Miguel Borges

Direção Fotografia Jorge Pelicano

Som Direto Inês Rueff

Banda Sonora Original Billyboom Sound Design – Irene Orta Cintado Com a colaboração de Frankie Chavez

Título original Pára-me de repente o pensamento

País de origem Portugal

Ano 2014

Género Documentário

Festivais e Prémios

Prémios Sophia 2016 – Melhor Documentário em Longa-Metragem

Caminhos do Cinema Português, Coimbra 2014 – Grande Prémio

Caminhos do Cinema Português, Coimbra 2014 – Prémio do Público

Caminhos do Cinema Português, Coimbra 2014 – Prémio Melhor Realizador

International Festival Siges de Nuit, Paris, 2014 – Prémio Signes

Informações Adicionais

Jorge Pelicano nasceu na Figueira da Foz em 1977. É licenciado em Comunicação e Relações Públicas e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi repórter de imagem da SIC Televisão de 2001 até 2012.
Estreou-se no documentário com Ainda há pastores? (2006) com o qual ganhou mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais. Pare, Escute, Olhe (2009), sobre a desativação da linha ferroviária do Tua, foi outro documentário igualmente premiado.
Em 2012 Jorge Pelicano foi um dos criadores e realizador da série de documentários Momentos de Mudança, um programa que quebrou o formato tradicional do jornalismo televisivo através da introdução do conceito de jornalismo cinematográfico. É igualmente um dos autores do livro Câmara de reflexão – Uma imagem, mil palavras, publicado pela Plátano Editora em 2010.
Desde Fevereiro de 2013 que desenvolve o seu trabalho como realizador de documentários na produtora Até ao Fim do Mundo.

Duração do Espectáculo

1:40

Faixa Etária

M12

Preçário

€4
€3 [< 25, Estudante, > 65, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias]
Comprar Bilhete
  • partilhar: