NATIONAL GALLERY // DE FREDERICK WISEMAN

Seg 08 Jun 2015 | 21:30 | Auditório
CINEMA À SEGUNDA

Sinopse

A National Gallery em Londres é um dos maiores museus do mundo com cerca de 2400 pinturas do séc. XIII ao séc. XIX. Quase todas as experiências da vida humana estão representadas nos seus quadros. Explorando a relação entre pintura e história, este filme mostra o público nas suas várias galerias: programas educacionais, académicos, cientistas e curadores, que estudam, restauram e planeiam as exibições.

O cineasta Frederick Wiseman, nome fundamental do documentário contemporâneo, guia os espetadores pela National Gallery de Londres. O filme seria um volumoso livro de histórias da História da pintura ocidental; não como um “guia de museu” que se segue numa visita, mas permitindo aos espetadores observar e percorrer um fluxo de imagens, circulando, olhando, parando pelo museu, como se o estivesse a visitar. National Gallery dá também a ver (como já acontecera no filme de Wiseman La Danse – Le Ballet de L’Opera de Paris) todo o trabalho de diretores, curadores, restauradores (com as mais modernas técnicas), mecenas, pessoal do museu, ou professores que o visitam com os seus alunos, i.e., uma outra cartografia “em sentido figurado, ‘social’ e ‘humana’, como se lhe referia Luís Miguel Oliveira (Público), concluindo que, “em última análise é isso que Wiseman faz há quarenta anos: filmar seres humanos nos seus habitats, em relação uns com os outros”.

Ficha Técnica

Argumento e Realização Frederick Wiseman

Diretor de Fotografia John Davey

Montagem Frederick Wiseman

Título Original National Gallery

Ano 2014

País Estados Unidos, França

Parceria Leopardo Filmes

Festivais e Prémios

Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores

Festival de Toronto – Seleção Oficial

Festival de Nova Iorque – Seleção Oficial

Festival de Deauville – Seleção Oficial

Informações Adicionais

Sobre o realizador

Nascido a 1 de Janeiro de 1930, Frederick Wiseman é um realizador norte-americano, considerado o grande mestre do documentário contemporâneo, com uma carreira que ultrapassa já quatro décadas e que se traduz em mais de 40 obras. Apaixonado pela arte do documentário, Wiseman realizou a maioria dos seus filmes sobre instituições norte americanas, procurando mostrar o seu funcionamento a partir do interior. Os filmes de Frederick Wiseman foram selecionados e distinguidos em diversos festivais, nomeadamente em Cannes, Veneza e Berlim.

Duração do Espectáculo

3h00

Faixa Etária

M/12

Preçário

€4
€3 [< 25, Estudante, > 65, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias]
  • partilhar: