Noite > Circolando

Qui 24 Mar 2016 | 21:30 | Auditório [lotação limitada]
A partir da obra de Al Berto > 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Sinopse

Noite integra um ciclo de projetos intimistas que vimos desenvolvendo em torno dos territórios da escuridão em busca de novas claridades. Falamos de um trio de homens e a ideia era focar-nos essencialmente num autor: Al Berto, o poeta que encontrou na noite a verdade da escrita.

Os subúrbios e subterrâneos das cidades e o elogio de uma luz especial, são as dimensões do universo que nos interessaram. Depois, sentimos absoluta necessidade de nos libertarmos e seguirmos soltos o nosso mapa de pesquisa. Arrabaldes, pântanos, não-lugares para lá dos subúrbios. Destroços, resíduos, estilhaços. Espaços de todo o tipo de náufragos. Arena. A tensão extrema do buraco negro.

A energia selvagem e caótica. Emoções prontas a explodir. Limite, desafio, superação. Excesso, intensidade, libertação. Corpo com bocas, chão incerto, vibrações de asas.

Circolando

Ficha Técnica

Criação André Braga, Cláudia Figueiredo, Paulo Mota e Ricardo Machado

Direção André Braga

Dramaturgia Cláudia Figueiredo

Interpretação André Braga, Paulo Mota e Ricardo Machado

Dj e sonoplastia André Pires

Conceção plástica André Braga, Nuno Brandão e Sandra Neves

Desenho de Luz Francisco Tavares Teles

Coordenação técnica e operação de luz João Abreu
Palco e montagem Nuno Brandão

Produção Ana Carvalhosa (direção) e Cláudia Santos

Coprodução Circolando, Teatro Municipal do Porto, São Luiz Teatro Municipal, Centro Cultural de Ílhavo

Residência de criação Centro Cultural Gafanha da Nazaré e Teatro Municipal Campo Alegre

A Circolando é uma estrutura subsidiada por Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura / Direção Geral da Artes

Outros apoios IEFP / Cace Cultural do Porto

Espetáculo no âmbito da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra – O Livro | No princípio era o conhecimento

Informações Adicionais

Circolando Sob direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo, Circolando desenvolve a sua actividade desde 1999. A produção e difusão das criações de André Braga e Cláudia Figueiredo ocupam o núcleo da sua atividade, desenvolvendo em paralelo a criação de projetos de artistas associados, o acolhimento de artistas em residência de criação e um programa de ações de formação dentro e fora de portas. No núcleo do projeto, o conceito de transdisciplinaridade. Um diálogo intenso entre a dança e o teatro, com forte apelo aos contributos de outros campos da criação: poesia, artes plásticas, música, vídeo. Uma afinidade inicial ao circo manifesta no próprio nome “esmoreceu completamente”. Prevalece o círculo e o ato de circular, a opção de construir o caminho nos espaços da fronteira. Circolando tem o seu espaço de trabalho na antiga central eléctrica do Freixo, atual Cace Cultural do Porto. Colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem apresentado as suas criações em festivais e teatros de diversos países: Espanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Polónia, Eslovénia, Finlândia, Marrocos, Argentina, Bolívia, Equador, Brasil, Coreia do Sul e China.

 

André Braga (1973, Porto). Encenador, coreógrafo, cenógrafo, intérprete. Depois de frequentar a Licenciatura em Desporto e Educação Física da Universidade do Porto e a École Nationale du Cirque Annie Fratellini em Paris, dedica-se a uma pesquisa e formação pessoal em Dança, Teatro e Artes Plásticas frequentando múltiplos estágios em Portugal, Paris, Madrid, Orléans e Viena. Cria em 1999 a Circolando onde assume a Direção Artística. É aqui que dirige e co-realiza plasticamente a quase totalidade das suas criações, participando em muitas delas também como intérprete. O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Europa, Ásia e América do Sul. Orienta regularmente ateliers de movimento e criação transdisciplinar.

 

Cláudia Figueiredo (1974, Porto). Frequentou a Licenciatura em Sociologia na Faculdade de Letras do Porto e o Programa de Mestrado e Doutoramento em Sociologia na Universidade de Coimbra. Depois de um breve percurso no domínio da investigação e da coordenação editorial, dedica-se em exclusivo à Circolando desenvolvendo funções ao nível da direção, concepção de projetos e dramaturgia.

Duração do Espectáculo

1:55

Faixa Etária

M/12

Preçário

€7
€5 [< 25, Estudante, > 65, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias]
Comprar Bilhete
  • partilhar: