O MEU PAÍS É O QUE O MAR NÃO QUER // DE RICARDO CORREIA

Qui 09 Abr 2015 | 21:30 | Auditório // lotação limitada
17ª SEMANA CULTURAL - 725 ANOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Sinopse

Este  espetáculo  documental  que  nasceu  da minha  estadia  em Londres  em  2013 é  construído  a  partir  do  meu  relato  pessoal incidindo  nos testemunhos  de  emigrantes  portugueses qualificados recolhidos através de entrevistas, cartas,  fotos e e-mails.  Estes  testemunhos  são  de  pessoas  que  conheci  em Londres e que tiveram de sair do nosso País,  ou  que deixaram  o País  por  vontade  própria  mas  que  agora  não conseguem regressar por falta de perspetivas de futuro no país de origem.  É  a  minha  estória,  a  história  de  uma  geração  dividida  entre partir e ficar. Ricardo Correia

Ficha Técnica

Texto, encenação e interpretação Ricardo Correia

Espaço cénico e desenho em tempo real Filipa Malva

Mistura de som João Gaspar e Ricardo Correia

Direcção técnica e desenho de luz Jonathan de Azevedo

Produção executiva Sara Seabra

Design Fábrica Mutante

Fotografia Filipa Alves

Produção Casa da Esquina inserida no apoio bianual da DGARTES/SEC

2013/2014

Residência artística LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Coprodução TAGV

Organização Reitoria da Universidade de Coimbra, TAGV

Informações Adicionais

O projeto foi apresentado publicamente a 10 de Julho de 2013 em Londres na LISPA (London School of Performing Arts). Em  2014  foi  desenvolvido  e  testado  em  residência  no  LAC (Lagos)  em  Agosto,  e  estreou  no  Festival  de  Teatro  Cena Contemporânea  em  Matosinhos,  estando  3  semanas  em temporada em Coimbra na Casa da Esquina.  A  ideia deste espetáculo é que  seja modular e que  incorpore, ao  longo  da  temporada,  mais  testemunhos  para  lançar  um debate  alargado sobre a emigração portuguesa qualificada nas  últimas  décadas. Pretende refletir  sobre  a  importância  da memória,  da  identidade  e  da  arte  como  espaço  de resistência.

 

RICARDO CORREIA

Diretor Artístico da Casa da Esquina. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian / LISPA 2013. Mestre em Teatro especialização em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Professor Adjunto Convidado da cadeira de Interpretação e Projeto de Intervenção no curso de Teatro e Educação da ESEC /Coimbra.

 

CASA DA ESQUINA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Promoção de uma programação anual com o objetivo de criar um Pólo cultural de criação e experimentação em articulação com várias organizações e criadores nacionais e internacionais em torno do espaço da Casa e da Cidade.

Duração do Espectáculo

1h00

Faixa Etária

M/16

Preçário

€7
€5 [< 25, Estudante, > 65, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias]
Comprar Bilhete
  • partilhar: