Inscrições para Oficina com Patrícia Portela // Dramaturga Residente do TAGV

Ter 18 Mar > Ter 20 Mai 2014 | | Sala-Estúdio Bonifrates
Ato de Escrever como Ato Físico

Sinopse

Durante uma semana, vamos abordar o ato de escrever como um ato físico – um ato que tem por objetivo pesquisar, arrumar ideias e também preparar-nos para outros formatos. Durante uma semana, vamos abordar diferentes metodologias e processos de investigação que atravessam a literatura e a escrita.

 

A partir da noção de escrita automática (numa homenagem ao movimento surrealista português no primeiro módulo), de espaço (numa homenagem ao movimento fluxus e a Tadeusz Kantor no segundo módulo) e de recetor (terceiro módulo), gostaria de propor uma viagem de reflexão e crítica do processo criativo individual de todos os participantes desta oficina.

 

 

Patrícia Portela

 

Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou cenografia e figurinos em Lisboa e Utrecht, cinema em Ebeltoft, na Dinamarca, e Filosofia em Leuven, na Bélgica. Entre 1994 e 2002, trabalhou como figurinista e/ou cenógrafa para muitas das mais importantes companhias e realizadores independentes em Portugal, recebendo o Prémio Revelação 94 pelo seu múltiplo trabalho para performances e para cinema.

 

Foi uma das fundadoras do grupo O Resto em 1996 e da Associação Cultural Prado em 2003, onde colabora com artistas nacionais e internacionais em performances e instalações transdisciplinares e itinera com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prémios (dos quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. ou o Prémio Teatro na Década para Wasteband) e é considerada uma das artistas e autoras mais desafiantes da sua geração.

 

Autora de Para Cima e não para Norte (2008) e Banquete (2012), foi convidada, em 2013, para participar no 46º International Writing Program em Iowa City. Patrícia Portela foi também a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City. Desde 2008, lecciona com regularidade no Forum Dança e em diversas instituições culturais.

 

 

Data de realização da oficina de 26 a 31 maio 2014

 

Número máximo de participantes [estudantes, profissionais de espetáculos, público em geral] 20

 

Custo 30€

 

M/16

 

Inscrições até 20 de maio de 2014 através do email producao@tagv.uc.pt, mediante envio de CV, fotografia e Carta de Motivação

 

 

Práticas Contemporâneas nas Artes Performativas

 

Ciclo de oficinas dedicadas às práticas performativas contemporâneas centradas no trabalho de artistas convidados nas áreas da dança, da performance e do teatro em Portugal.

 

Informações Adicionais

Horário da Oficina

– 26 de maio, das 10h às 13h e das 16h às 20h

– 27 de maio, das 10h às 13h e das 16h às 20h

– 30 de maio, das 10h às 13h e das 16h às 20h

– 31 de maio, das 10h às 18H

  • partilhar: