O Limbo Empático

Ter 29 Mai > Qua 30 Mai 2018 | 21:30 | auditório TAGV (lotação limitada)
— marionet

Sinopse

Terão sido certamente emocionantes os primeiros momentos em que a Humanidade conseguiu capturar a vida e reproduzi-la em movimento. Não é fácil imaginar a emoção que terá sido assistir, pela primeira vez, à gravação em filme de um acontecimento passado ou, a um indivíduo, rever-se a si próprio do lado de fora da vida. Com a invenção da gravação de imagens em filme passámos a poder resgatar o passado para o presente e para o futuro. Inventou-se o dom da eternidade.

Estes momentos actuais, em que a nossa existência passou a estar suspensa em algo tão imaterial como um gás invisível, são igualmente emocionantes. Passámos a poder estar em qualquer lugar e em vários simultaneamente. Inventou-se o dom da ubiquidade.

E é extraordinária esta altura da nossa Humanidade em que dispomos de um cérebro de bolso que responde a qualquer questão sobre qualquer assunto que nos invada o espírito. Está inventada a omnisciência.

Continuamos, no entanto, sem a resposta de que precisamos para a pergunta fundamental.

Nesta peça coincidimos num local-momento do espaço-tempo com três pessoas que constituem um sistema aberto. Apoiados nas suas dúvidas e certezas, reflectimos sobre a existência, a privacidade, a empatia, a necessidade, o valor, num instante do mundo em que a comunicação entre seres humanos se transformou de modo avassalador.

Uma das características que define um sistema são os seus limites. Nesta peça caminhamos sobre um conjunto de fios delicados no limite do que é ser humano.

— marionet

Ficha Técnica

Texto e encenação Mário Montenegro

Interpretação Carolina Santos, Filipe Eusébio, Sílvia Santos

Cenografia, figurinos, adereços Pedro Andrade

Imagem Pedro Andrade, João Sarnadas

Banda sonora original e sonoplastia Marcelo dos Reis

Iluminação, direção técnica Rui Simão

Vídeo Laetitia Morais

Coprodução marionet, Teatro Académico de Gil Vicente

Faixa Etária

para maiores de 12

Preçário

€7
€5
< 25, estudante, > 65, comunidade UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Comprar Bilhete
  • partilhar: