QUATRO ESCOLHAS POR JULIÃO SARMENTO

Qui 12 Nov > Sex 13 Nov 2015 | 18:00 21:30 | Sala do Carvão, Casa das Caldeiras
Ciclo de cinema > Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra

Sinopse

Ciclo de cinema integrado na exposição do artista Julião Sarmento, a decorrer no CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Sereia) no âmbito da bienal Anozero: Encontros de Arte Contemporânea de Coimbra.

Julião Sarmento inaugura no CAPC, Círculo Sereia, a exposição shadow pieces on Body frames com curadoria de João Silvério, integrada na Bienal Anozero: Encontros de Arte Contemporânea de Coimbra.

A exposição integra uma projeção, da versão em formato vídeo, do filme Sombra (1976), e em colaboração com o Teatro Académico de Gil Vicente serão exibidos quatro filmes escolhidos pelo artista:  The Shape of Things, de Neil LaBute; Shadows, de John Cassavetes; Closer, de Mike Nichols e Following, de Christopher Nolan. Um breve ciclo cinematográfico que resgata fragmentos do universo autorreferencial de Julião Sarmento.

 

Julião Sarmento (Portugal) trabalha no Estoril. Estudou pintura e arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa. Ao longo da sua carreira, Sarmento trabalhou sobre os mais diversos suportes: pintura, desenho, escultura, filme, vídeo, performance, áudio e instalação, desenvolvendo simultaneamente diversos trabalhos site-specific. Nas últimas décadas apresentou o seu trabalho em exposições individuais e coletivas em território nacional e internacional. Julião Sarmento representou Portugal na Bienal de Veneza (1980, 1997 e 2001), tendo passado ainda pelas Documenta 7 (1982) e 8 (1987), e ainda na Bienal de São Paulo em 2002. O seu trabalho está representado em várias coleções públicas e privadas na América do Norte e Sul, Europa e Japão.

Ficha Técnica

No âmbito de Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, uma organização do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Universidade de Coimbra

Curador João Silvério (Doutorando Colégio das Artes da Universidade de Coimbra)

Parceiro Teatro Académico de Gil Vicente

Informações Adicionais

QUI 12 NOVEMBRO 18H00

FOLLOWING

DE Christopher Nolan (1998)

Um jovem escritor londrino, mentalmente instável, vagueia pelas ruas seguindo estranhos e pessoas pouco convencionais em busca de material que lhe sirva de inspiração para sua escrita. Numa destas perseguições depara-se com um ladrão que o convence a participar nos seus assaltos e que o há-de instruir na arte de assaltar casas. O escritor, fascinado com o universo apresentado, tomando-o por mais real que qualquer um de seus contos ou que a própria realidade, entrega-se a este mundo.

Realização Christopher Nolan

Argumento Christopher Nolan

Com Jeremy Theobald, Alex Haw, Lucy Russell

Título Original Following

Ano 1998

País UK

Duração aprox 1H10

M/ 18

 

QUI 12 NOVEMBRO 21H30

A FORMA DA COISA (THE SHAPE OF THINGS)

De Neil Labute (2003)

A história da “transformação” de um rapaz por influência da sua nova namorada, e para horror dos seus velhos amigos. Uma comédia negra do realizador/dramaturgo que se estreou com o aclamado In The Company Of Men.

Realização Neil LaBute

Argumento Neil LaBute

Com Rachel Weisz, Paul Rudd, Gretchen Mol, Frederick Weller

Título Original The Shape Of Things

Ano 2003

País EUA

Duração aprox 1H30

M/ 12

 

SEX 13 NOVEMBRO 18H00

PERTO DE MAIS (CLOSER)

DE Mike Nichols (2004)

Dan Woolf, um aspirante a escritor, apaixona-se por Alice Ayres, uma stripper em part-time, depois de a conhecer na sequência de um acidente com um carro. Um ano depois, Dan conhece a fotógrafa Anna Cameron e tenta seduzi-la, mas sem sucesso. Procurando vingança, Dan arranja-lhe um encontro com Larry Gray, um perverso dermatologista viciado em sexo, mas os dois acabam por se casar. Mais tarde, Dan e Anna têm um caso e as relações entre os quatro enfrentam o colapso. Com o tempo, todos se vão tornar obsessivos, numa espiral de traição e manipulação.

Uma inteligente, romântica e muito perigosa história de amor sobre encontros inesperados, atrações instantâneas e traições casuais. Closer/Perto Demais é a visão aclamada pela crítica de Mike Nichols sobre quatro estranhos – Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen – com uma coisa em comum: eles mesmos. Uma adaptação de Patrick Marber de sua peça teatral consagrada.

Realização Mike Nichols

Argumento Patrick Marber, a partir da sua peça homónima

Com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen

Título Original Closer

Ano 2004

País EUA

Duração aprox 1H40

M/ 16

 

SEX 13 NOVEMBRO 21H30

SOMBRAS (SHADOWS)

DE John Cassavetes (1959)

A história gira em torno de três irmãos negros, que convivem com amores e preconceitos, e aqui interpretados por alunos de um curso de teatro dirigido pelo próprio Cassavetes.

Lelia, de pele moreno-clara, apaixona-se pelo branco Tony. Quando ele conhece os irmãos dela, todos negros, o relacionamento começa a ruir. Primeiro filme de Cassavetes, rodado com a colaboração de alunos e amigos, foi o ponto de partida de seu estilo, baseado na improvisação e num realismo cru e ao mesmo tempo poético.

É o filme de estreia na realização de John Cassavetes, considerado o pai do cinema independente norte-americano.

Festival de Veneza – Prémio da Crítica no Festival de Veneza

Realização John Cassavetes

Argumento John Cassavetes

Com Ben Carruthers, Lelia Goldoni, Hugh Hurd, Anthony Ray, Dennis Sallas, Tom Reese

Título Original Shadows

Ano 1959

País EUA

Duração aprox 1H20

M/ 12

Preçário

Entrada livre
  • partilhar: