MTU’14: Queda Medea

Qua 11 Jun 2014 | 21:30 | Sala Principal
Skaenika Teatro // III Mostra de Teatro Universitário

Sinopse

Queda Medeaé o primeiro projeto de Skaenika Teatro, grupo criado no seio da licenciatura em Filologia Clássica da Faculdade de Filosofia e Letras de Granada, no qual estão envolvidos estudantes, professores e profissionais convidados. O grupo propõe-se difundir, a partir de uma abordagem contemporânea, algumas das obras literárias (não em exclusivo as dramáticas) da Antiguidade Clássica. Partindo de um conjunto de experimentos sobre os textos de Séneca (Medeia) e de Ovídio (Heroides 12), misturando-os, apagando-os, pondo à prova os limites e potencialidade teatrais de um e de outro, apresentamos um Medeia multifacetada, polifónica e, acima de tudo, profundamente humanizada, mesmo que pelo que manifesta de inumano.

Séneca compôs uma tragédia misógina, na qual Medeia está sozinha diante dos demais personagens, à exceção da Ama; sua é a única voz genuinamente feminina, a única que há que silenciar a qualquer custo. Em Queda Medea a heroína continua a ser a mãe, a esposa e a feiticeira da Cólquida, mas também a princesa do passado que por amor deixou de o ser, a mulher a quem todos os caminhos foram fechados e que, por isso mesmo – por não ter presente nem futuro no mundo dos humanos – se converte na supermulher de índole nietzschiana, verdadeiramente além do bem e do mal.

Ficha Técnica

Sobre traduções de Miguel de Unamuno (1933) e Diego de Mexía (1608)
Dramaturgia, direção e produção Carlos Martins de Jesus.
Consultores Aurora López e Andrés Pociña
Espaço cénico Claudio Castro Filho
Figurinos Carlos Martins de Jesus
Iluminação Andrey Mendes
Espaço sonoro Carlos Martins de Jesus
Apoio ao movimento Associação Cultural Thíasos (Portugal)
Videomaker Tamara Ka, Andrey Mendes e Carlos Jesus
Maquilhagem e cabelos María Romero Ortega
Intérpretes Celia Lozano (Medea), Noemi Régil (Medea), José Antonio Rodríguez (Jasón), Santi Guijarro (Creonte), Nely Sillero (Nodriza), Almudena Rubí (Coro), Zoraida Martín (Coro)

Apoio Fundação Calouste Gulbenkian

Duração do Espectáculo

1h00

Faixa Etária

M/12

Preçário

3€ [Preço único para cada espetáculo]
8€ [Bilhete Geral]

Espetáculo de lotação limitada.
  • partilhar: