Variações Performáticas sobre António (1)

Qui 07 Dez 2017 | 18:00 | Sala do Carvão - Casa das Caldeiras
- performance, agora! / Integrado no programa paralelo ao COLÓQUIO SOBRE ANTÓNIO VARIAÇÕES

Sinopse

VARIAÇÕES EM ANTÓNIO MENOR de e com Ricardo Seiça Salgado

António Variações, na canção SEMPRE AUSENTE canta: “Lá vai uma luz, lá vai o demente, lá vai ele a passar, assim te chama toda a gente. Mas tu estás sempre ausente e não te conseguem alcançar.” Menor refere uma condição revolucionária, um estado de potência transformativo na margem, numa margem que em António parece não ter lugar na lógica de classificação disponível. Não tendo quem possa escutar ou interpretar, António é sempre ausente. Este espaço-fora que António Variações constrói é apresentado pela sua própria voz, um testemunho que emerge das suas próprias canções e que reflete o seu pensamento “mascarado” na festividade popular e histriónica das suas próprias canções. O evento é o convite à gravação de uma vídeo-performance ao vivo.

 

QUE ANDA A PROCURAR de e com Susana Chiocca

Fenda, mãe, mundo, alteridade.

Canais obsoletos, gastos, entupidos, quebrados.

Canais enlaçados por diversos braços invisíveis até à raíz.

 

QUERO É VIVER de António Lago

Uma comemoração impossível. A fisicalidade de um corpo que marca fortemente a cultura num pequenino espaço.

Ficha Técnica

VARIAÇÕES EM ANTÓNIO MENOR 

conceito e performance Ricardo Seiça Salgado

montagem sonora Alexander Yoroshiku

montagem vídeo André Carvalho

produção projecto BUH!

QUE ANDA A PROCURAR 

conceito e performance Susana Chiocca

QUERO É VIVER

de António Lago

performances integradas no programa paralelo ao COLÓQUIO SOBRE ANTÓNIO VARIAÇÕES

fotografia Ana Rita Mourão

Informações Adicionais

Ricardo Seiça Salgado é performer e antropólogo de formação. Pertence ao coletivo baldio/estudos de performance e ao projeto BUH!. Trabalha sobre e com a arte da performance, desenvolvendo trabalhos como Gal: farpas para um país sem lobbies, ou Câmara Escura: instalação performativa. Nos últimos tempos trabalhou o método de Suzuki e viewpoints (SITI Company) e fez colaborações com Nao Bustamante ou a Akademia Ruchu.

 

Susana Chiocca nasceu em Lisboa em 1974. Enquanto artista, trabalha de uma forma intuitiva o momento e a atualidade político-social. Desde 2005 que investiga em torno do texto e do “spoken word” em projetos como Balla Prop, em co-autoria com Ana Ulisses, ou na sua personagem BICTHO onde a performance, a música e o vídeo se conjugam.

 

António Lago é encenador, ator e performer. Iniciou o seu trabalho no princípio da década de 90 potenciando novos discursos artísticos na área do teatro e da performance criando novas plataformas como o Teatro Só, a Sala, Ossos e António Lago & Susana Chiocca. Tem apresentado com regularidade projetos no campo das artes performativas.

Duração do Espectáculo

1h00

Faixa Etária

para maiores de 12

Preçário

entrada gratuita
  • partilhar: